• O Joio do Trigo
  • Posts
  • O joio do trigo(#43) convida Marcelo Bravo - VP da Xerox

O joio do trigo(#43) convida Marcelo Bravo - VP da Xerox

Hoje estreamos uma nova fase de O Joio do Trigo. De tempos em tempos vamos trazer convidados que estejam fazendo uso de dados e analytics para transformar empresas, pessoas e a sociedade.

Olá amigos 👋 ,

Hoje estreamos uma nova fase de O Joio do Trigo. De tempos em tempos vamos trazer convidados que estejam fazendo uso de dados e analytics para transformar empresas, pessoas e a sociedade. Será um bate papo com perguntas e respostas, na sala da minha casa (seja presencial ou remoto), tomando um café.

Eu assisti uma palestra do nosso convidado onde ele disse que o mundo não é mais binário, ou seja, do sim ou não, do zero ou um. Incorporando este conceito, este novo formato do Joio não é sobre certo ou errado, mas sobre ser diferente, onde acredito ter alta probabilidade de dar certo.

Vamos separar o Joio do Trigo? Hoje com nosso convidado Marcelo Bravo.

O Óbvio de forma estruturada

Em uma palestra recente do Marcelo me chamou a atenção de conseguir tangibilizar o óbvio, ainda que de forma estruturada. Você deve estar se perguntando, Jhon mas isso não é óbvio? Afirmo categoricamente que não. Essa capacidade é rara e tem muito valor.

Jhon: Marcelo, conte um pouco sobre você?

Marcelo: Vou começar me apresentando de forma inusitada, através da minha família, sou casado há 30 anos com a Simone. Simone tem formação em pedagogia, com especialização em crianças especiais. Eu tenho um filho de 20 anos, o Raphael que é asperger, para quem não conhece a terminologia, asperger é um autista. Eu estou no mercado há 35 anos, sendo 32 deles na Xerox, onde já passei por todas as áreas, nos últimos anos estou como vice-presidente da área de vendas. A minha formação é de Engenharia da computação com MBA executivo.

Jhon: As respostas simples de "sim" ou "não" ainda são capazes de capturar a complexidade das situações que estamos enfrentando como sociedade?

Marcelo: O pensamento que nós fomos educados é um pensamento linear, oriundo da Revolução Industrial. De forma tangível, na escola você está aprovado ou reprovado. Pensando na área de qualidade em uma linha de produção, temos um robô dizendo que está certo ou errado. Assim, se não está dentro do padrão é excluído. Pela primeira vez na humanidade temos 5 gerações com pensamentos e formações diferentes se relacionando, de uma geração acostumada a escolher entre 2 ou 3 opções para se alimentar, atualmente são tantas que é difícil listar. Outros modelos existem e precisam ser considerados, como o modelo exponencial onde não existe mais essa previsibilidade do antes. As respostas não são mais apenas "sim" ou "não", mas muitas vezes envolvem avaliar múltiplos caminhos e escolher a probabilidade mais adequada para uma situação particular.

Jhon: No Joio temos uma máxima que em casa de ferreiro o espeto não pode ser de pau, você tem alguns dados para dividir com a gente ?

Marcelo: Essa eu já estava esperando! A tabela abaixo resume algumas métricas importantes da sociedade, desde a sociedade agrícola que estou chamando de 0.0 até a 5.0 onde já estamos vendo essa colaboração entre homem-robô.

Fonte: Autor

O tempo de vida de um homem nesta sociedade agrícola era 21 anos muito por causa de doenças, guerras, etc. Em 1784 era de 25 anos, subindo de forma acelerada para 75 anos em 2020. Podemos notar um comportamento que se parece com uma curva exponencial, com pouca previsibilidade quando comparado ao modelo linear.

Interessante notar que o intervalo de tempo entre cada revolução industrial tem diminuído drasticamente. O período entre a Indústria 1.0 e a 2.0 foi de quase um século, mas o intervalo entre a Indústria 3.0 e a 4.0 foi de apenas algumas décadas, e agora estamos rapidamente nos movendo em direção à Indústria 5.0. Cada revolução não só acelera em termos de inovação tecnológica, mas também impulsiona mudanças comportamentais profundas na sociedade e nas organizações.

Jhon: Explica para a gente de forma simples o que é um pensamento linear e um pensamento exponencial

Marcelo: Como bom engenheiro vou usar um exemplo matemático para ilustrar, comparando uma função linear simples (curva esquerda) com uma função exponencial (curva da direita). No pensamento linear, os resultados são diretamente proporcionais às entradas (como uma linha reta em um gráfico) com resultados previsíveis. Já com o pensamento exponencial, onde as entradas resultam em crescimento acelerado e na maioria das vezes imprevisível (como uma curva exponencial que cresce rapidamente).

Fonte: Autor

O interessante é como pequenas mudanças na entrada de uma função exponencial podem resultar em grandes diferenças nos resultados. O que assusta as pessoas é não perceber que o início da função exponencial se parece com a uma função linear, mas de repente a rampa do comportamento exponencial se apresenta e aí? Ansiedade, saúde mental, auto estima e outros sinais da modernidade se impõem.

Jhon: Eu sei que na sua carreira você sempre teve uma atenção especial às pessoas e com a sua formação e evolução. Isso se aplica também às organizações?

Marcelo: Com certeza, historicamente, a expectativa de vida era muito mais curta, as pessoas geralmente não viviam muito além de suas capacidades de trabalho mais produtivas, resultando em menos gerações convivendo ao mesmo tempo. Nas famílias e nos locais de trabalho conviviam, no máximo, duas gerações simultâneas. Com os avanços médicos e tecnológicos, a expectativa de vida aumentou significativamente. Isso levou à presença de uma diversidade enorme no ambiente de trabalho moderno.

A convivência de múltiplos comportamentos oferece tantos desafios quanto oportunidades para as organizações. Os desafios incluem diferenças em valores de trabalho, comunicação, expectativas tecnológicas e comportamentais. As oportunidades surgem na forma de diversidade de pensamento, troca de habilidades entre gerações e inovação impulsionada por perspectivas variadas.

Jhon: Marcelo para fecharmos, podemos dizer que neste contexto um transformador poderia ser comparado a um tradutor? Alguém que consegue apoiar a comunicação de forma fluida entre tantas gerações convivendo ao mesmo tempo.

Marcelo: Exatamente, a maturidade comportamental exige uma compreensão destas probabilidades infinitas, onde somos impelidos a nos adaptar recorrentemente à diversidade dos comportamentos e incentivá-los aos seus potenciais, a fim de lidarmos com esta transição tão intensa e importante que se apresenta.

Eu gostaria de agradecer o Marcelo pelo seu tempo e pelo extenso conhecimento que compartilhou com a gente hoje. O óbvio colocado de forma simples e estruturada não é comum, simplicidade exige profundidade. Espero que tenham gostado!

 A era da IA está apenas começando!

Adoramos uma indicação!

Se você conhece alguém que possa gostar do nosso trabalho, agora você pode indicá-lo.

Até o próximo!