O joio do trigo #7

Esta semana fechamos a série com o roteiro básico para que um executivo ou alguém não técnico consiga entender um pouco dos movimentos e aplicações da IA nas empresas

Como parte do meu trabalho, a cada semana eu leio muito conteúdo sobre dados, tecnologia e inteligência artificial (apelido IA). Eu os filtro e envio para você os melhores, todos os domingos.

Olá amigos 👋 ,

Como prometido, esta semana fechamos a série com o roteiro básico para que um executivo consiga entender sobre os movimentos e aplicações destas novas tecnologias nas suas respectivas empresas. Também trazemos as novidades da nova versão do ChatGPT e como a indústria automobilística já está pensando no uso da tecnologia.

É hora de separar O JOIO DO TRIGO…

O chique é ser simples

A popularidade do ChatGPT é incrível. Este modelo de Inteligência Artificial (IA) é capaz de fornecer respostas criativas e completas para os mais diversos tipos de perguntas, em uma interface simples de utilizar. Lançado em 30 de novembro de 2022, em apenas dois meses, já alcançou mais de 100 milhões de usuários e 13 milhões de visitantes diários. Para relembrar, na nossa primeira edição, mostramos essa tecnologia em ação.

Levando em conta nossos dois últimos textos da série, já está claro o quão importante é o cuidado para equilibrar o ânimo no meio de toda essa avalanche de informações. No entanto, nada impede que pensemos em aplicações reais para negócios em um ambiente controlado.

Pensando em alguns casos de uso (existem vários outros), temos áreas como marketing/vendas, operações, tecnologia/engenharia e jurídico, que permitem aplicações reais buscando eficiência.

Em marketing e vendas, podemos criar aplicações que permitam resumir os feedbacks dos clientes, focando em identificar temas importantes. Isso vale para diversos formatos, como textos, imagens e até mesmo áudios, por exemplo.

No ambiente jurídico e regulatório, é possível verificar e identificar mudanças relevantes em uma grande quantidade de documentos, por exemplo. Isso também inclui a revisão de contratos e até mesmo textos mais específicos, em áreas como a de patentes.

Pensando em otimizar tarefas do dia a dia, podemos considerar a melhoria da comunicação entre os colaboradores e até a criação de apresentações baseadas em um briefing detalhado. É evidente que cada aplicação possui um nível de maturidade e suas particularidades.

Algumas estimativas apontam que cerca de 80% dos projetos desta natureza não são colocados em produção, portanto não saem da fase de protótipos e experimentações. E dos que entram em produção, muitos acabam sendo encerrados por várias razões, como baixo desempenho operacional ou por não alcançarem um nível adequado de assertividade. Além disso, alguns projetos também são encerrados por não se justificarem como vantagem competitiva para a empresa.

Um projeto de inteligência artificial precisa endereçar uma clara oportunidade de negócio. É importante lembrar que os recursos são finitos e escolhas precisam ser feitas, pois serão comprometidos tempo, energia, dinheiro e talentos das mais diversas áreas.

Desta forma, é importante escolher provas de conceito que sejam projetos pequenos (mas não desprezíveis) e não muito ousados (evitando, por exemplo, automatizar toda uma unidade de negócio), mas que comprovem valor em até seis meses para que possam ser percebidos pelos stakeholders. Se bem executado, naturalmente, abre-se uma janela de oportunidades para projetos mais elaborados.

Após 5 anos implementando projetos de IA e a partir de muitos aprendizados, criamos um framework no qual quatro pilares precisam existir dentro do fluxo para aumentar consideravelmente as probabilidades de sucesso: Dados, Aplicabilidade da tecnologia, Estratégia de negócios e Pessoas.

Também desenvolvemos um treinamento de IA para líderes, no qual já participaram 50 das maiores empresas do Brasil e pelo menos 300 executivos com poder de decisão. Neste treinamento, apresentamos estratégias que permitem gerar valor e evitar os erros pelos quais já passamos.

Estou lançando um desafio: se conseguirmos pelo menos 50 interessados entre os leitores, realizaremos uma turma especial. Para isso, basta clicar no botão abaixo e fazer sua inscrição:

As inovações que a IA generativa pode proporcionar para empresas de todos os tamanhos e níveis de proficiência tecnológica são realmente empolgantes.

Notícias interessantes em português

  • 🔗 Link: Tudo que você precisa saber sobre a nova versão do ChatGPT.

  • 🔗 Link: GM está trabalhando em um chatbot para seus carros baseado na mesma tecnologia feita pela OpenAI.

Enquanto isso na Gringa…

  • 🔗 Link: A evolução da ciência de dados: conjunto de habilidades, conjunto de ferramentas e mentalidade.

  • 🔗 Link: Como ferramentas de autoatendimento em análise de dados fornecem insights melhores de maneira mais ágil.

Convidado da Semana: Sidney Klajner

“Metaverso e IA já são o presente da saúde”

O presidente do Einsten esteve no festival de inovação SXSW e conversou com a Forbes Brasil sobre digitalização da instituição.

  • 🔗 Link: Confira a entrevista completa!

Adoramos uma indicação!

Se você conhece alguém que possa gostar do nosso trabalho, agora você pode indicá-lo. A propósito, adoramos indicações!

até Domingo…

Sempre chegamos na sua caixa de entrada por volta das 12:08 PM. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam… Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ ou promoções. Qual a lógica deste horário? …Nenhuma :)