O joio do trigo #6

Esta semana seguimos com o segundo tema da série e abordamos os dilemas éticos da revolução da IA.

Como parte do meu trabalho, a cada semana eu leio muito conteúdo sobre dados, tecnologia e inteligência artificial (apelido IA). Eu os filtro e envio para você os melhores, todos os domingos.

Olá amigos 👋 ,

Esta semana seguimos com o segundo tema da série e abordamos os dilemas éticos da revolução da IA. Nas notícias interessantes do Brasil temos projetos de lei tramitando no Senado e um estudo das profissões em risco por conta da IA. No mundo, um artigo bastante interessante do filósofo Luciano Floridi. Para fechar, uma homenagem as mulheres com uma ótima entrevista da CTO da OpenAI, Mia Murati.

É hora de separar O JOIO DO TRIGO…

O chique é ser simples

Seguindo a linha dos três textos que citamos em nosso último “Joio do Trigo", hoje vamos falar um pouco sobre os dilemas éticos envolvidos nesta revolução que a IA está causando. Antes de avançarmos, gostaria de expressar minha gratidão por estar vivo e poder vivenciar (além de trabalhar com) este momento. Além disso, entendo que o ChatGPT e outras ferramentas semelhantes contribuem positivamente em diversas situações, como produzir conteúdos para empresas, profissionais autônomos e atuar como vetor de aprendizagem, além de viabilizar muitos modelos de negócios. Com o disclaimer feito, vamos à discussão!

Nunca devemos subestimar o movimento de um player importante, especialmente quando se trata de Mark Zuckerberg. No dia 24 de fevereiro, ele anunciou seu modelo de linguagem, seguindo a linha do ChatGPT, porém com uma observação interessante:

“Para manter a integridade e evitar o uso indevido, estamos lançando nosso modelo sob uma licença não comercial. O acesso ao modelo será concedido, caso a caso, a pesquisadores acadêmicos, afiliados a organizações governamentais da sociedade civil e acadêmica, e laboratórios de pesquisa da indústria em todo o mundo”, comunicou a Meta. Provavelmente como um movimento para capitalizar os problemas (atuais e/ou futuros) que seus concorrentes estão enfrentando.

A pergunta natural é: o problema está na imprecisão, Jhon? Existem vários fatores envolvidos, mas destaco dois componentes importantes: a imprecisão associada ao modelo adotado, modelo este que faz a síntese das informações e oferece uma única resposta, em vez de links de referência como os motores de busca tradicionais. As respostas fornecidas pelos sistemas de IA podem ser totalmente falsas, mas parecem muito convincentes. Como esses sistemas não compreendem o significado ou contexto, eles não conseguem "raciocinar" sobre as conexões e correlações extraídas dos dados, o que pode levar a textos plausíveis, mas não necessariamente verdadeiros.

Ferramentas como o ChatGPT permitem que os usuários, por meio de uma interface simples e intuitiva, se conectem a modernas ferramentas de IA. Esse movimento tem permitido que a sociedade perceba, de forma fácil, o poder da inteligência artificial, aumentando a pressão em relação aos dilemas e desafios éticos envolvidos e que afetam a sociedade.

Um primeiro ponto importante é entender os desenvolvimentos e aplicações com objetivo de se mitigar os potenciais efeitos colaterais em diferentes setores da sociedade, levando em conta suas respectivas particularidades. Esse entendimento é fundamental para a elaboração de prováveis regulamentações.

Um segundo ponto é investigar os impactos no ser humano, inclusive questionando conceitos tidos como estabelecidos na sociedade. É fato que toda essa movimentação muda a forma como interagimos com a tecnologia, mas o que mais pode ser afetado? Será que isso terá impacto sobre como vemos a linguagem, a cognição humana, o processo de aprendizagem, a comunicação e a sociabilidade? E ainda, podemos considerar temas mais complexos, como a inteligência como uma prerrogativa exclusiva dos seres humanos. Aqui o papo pode ir longe! rs

O tema da ética tem sido discutido pela sociedade desde Aristóteles e precisamos dar mais alguns passos adiante. Algumas escolhas precisam ser feitas, considerando trade-offs envolvidos. Os impactos da inteligência artificial no funcionamento da sociedade são difíceis de prever neste momento, mas uma coisa é certa: não podemos ignorá-los. Veremos!

Notícias interessantes em português

  • 🔗 Link: Inteligência Artificial vai acabar com seu trabalho?

  • 🔗 Link: Tramitam no Senado 3 projetos de lei que guia a aplicação de IA no Brasil.

Enquanto isso na Gringa…

  • 🔗 Link: No artigo do filósofo Luciano Floridi, qual é o verdadeiro teor da “inteligência”?

  • 🔗 Link: Como a ciência de dados e a privacidade trabalham lado a lado para melhorar o mundo.

Convidados da Semana: Mira Murati, CTO da OpenAI

Em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, trouxemos uma entrevista com Mira Murati - CTO da OpenAI e líder das equipes por trás do DALL-E e ChatGPT - onde ela traz pontos relevantes sobre a urgência da regulamentação do uso da IA.

"Como você governa o uso da IA de forma alinhada com os valores humanos?”

  • 🔗 Link: Confira a entrevista completa!

até Domingo…

Sempre chegamos na sua caixa de entrada por volta das 12:08 PM. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam… Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ ou promoções. Qual a lógica deste horário? …Nenhuma :)