O joio do trigo #5

Esta semana seguimos com a hype do chatGPT, tivemos o novo Bing adicionado ao Windows e o Meta tentando se recuperar com novas ferramentas para WhatsApp, Messenger e Instagram. Também temos uma análise bastante interessante sobre IA na Fórmula 1 e um bate papo descontraído no podcast Isso ninguém vê.

Como parte do meu trabalho, a cada semana eu leio muito conteúdo sobre dados, tecnologia e inteligência artificial (apelido IA). Eu os filtro e envio para você os melhores, todos os domingos.

Olá amigos 👋 ,

Esta semana seguimos com a hype do chatGPT, tivemos o novo Bing adicionado ao Windows e o Meta tentando se recuperar com novas ferramentas para WhatsApp, Messenger e Instagram. Também temos uma análise bastante interessante sobre IA na Fórmula 1 e um bate papo descontraído no podcast Isso ninguém vê.

É hora de separar O JOIO DO TRIGO…

O chique é ser simples

No Domingo passado eu li um editorial do jornal O Globo com o seguinte título: "Sistemas que simulam atividades criativas terão impacto profundo nos negócios, na política e na vida"

De uma forma resumida o texto descreve a simulação da criatividade oferecida pelo chatGPT e seus correlatos, que se baseia em sistemas capazes de aprender e reproduzir linguagens naturais, conhecida como "Modelos de Linguagem Ampla" (LLM na sigla em inglês).

Desde que o chatGPT foi lançado ao público, escolas e universidades têm enfrentado dificuldades para lidar com o uso da Inteligência Artificial em redações, provas e trabalhos. As empresas, por outro lado, estão animadas com as perspectivas trazidas para seus negócios.

De acordo com a consultoria McKinsey, mais de 50% das corporações já incorporam robôs de Inteligência Artificial em suas operações. No entanto, há preocupação de que a Inteligência Artificial possa ter o mesmo efeito sobre as atividades criativas que outras tecnologias tiveram sobre empregos de natureza mecânica ou repetitiva. Autoridades do mundo todo estão perplexas e preocupadas com o uso da IA em campanhas de desinformação.

Dito isso, iremos preparar uma série de três textos que entendemos que vão gerar impacto para nossos leitores:

  1. Sobre o ânimo das empresas em mostrar um roteiro básico para que um executivo ou alguém não técnico consiga entender um pouco do que está acontecendo;

  2. Sobre dilemas éticos e como este tema está sendo discutido;

  3. Sobre a Hype do ChatGPT e como já tivemos outras Hypes no passado.

Como não somos óbvios, adoramos começar de trás para frente e, assim, vamos para o item 3). Esperamos que gostem :)

De acordo com o Gartner, inovações possuem ciclos e é natural que muitas saiam do radar e outras retornem ao foco no médio e longo prazo.

Por exemplo, em 2016, George Hilton, considerado por muitos como o "pai" do Deep Learning, afirmou em um vídeo durante o Congresso da Sociedade Americana de Radiologia que, em cinco anos, modelos que fazem uso das técnicas chamadas de Deep Learning teriam performance superior aos radiologistas, e que a profissão estaria de alguma forma em risco. Porém, de acordo com a pesquisa “Demografia Médica no Brasil 2020”, da equipe de pesquisa do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, com cooperação técnica do Conselho Federal de Medicina, somente em 2020, havia 14.225 radiologistas no país, sendo uma das especialidades médicas mais escolhidas pelos profissionais. Nos EUA o número de radiologistas cresceu cerca de 7% entre 2015 e 2019.

Outro exemplo é que "metaverso" e "NFT" foram, provavelmente, as duas palavras mais citadas no mundo tech em 2021. No entanto, em 2022 houve uma queda de quase 90% nas negociações de NFTs na OpenSea (principal plataforma de negociação de tokens não fungíveis). De acordo com um levantamento da plataforma de análise de blockchain Delphi Digital, realizado em 18 metaversos, o volume médio de negociação de NFTs que representam terrenos virtuais apresentou uma queda de 98% em comparação ao seu pico em 2021.

No entanto, esse movimento do ChatGPT tem algo de diferente. É a primeira vez que vejo CEOs usando diretamente uma ferramenta de IA, sem necessidade de apoio de um time técnico, e surpresos com os resultados. Estamos acompanhando um movimento que tem um padrão diferente dos anteriores. Vamos observar de perto os próximos capítulos.

Notícias interessantes em português

  • 🔗 Link: A corrida continua, Microsoft adiciona o novo Bing com IA ao Windows.

  • 🔗 Link: Em meio ao boom do ChatGPT, dá pra pensar na inteligência artificial assumindo a estratégia na F1?

Enquanto isso na Gringa…

  • 🔗 Link: O impacto da qualidade dos dados na sua empresa.

  • 🔗 Link: Após perder bilhões de dólares no Metaverso, Mark Zuckerberg aposta em produtos de IA para WhatsApp, Messenger e Instagram.

Convidados da Semana: Dan Stulbach e Cláudio Zaidan

Nesta semana conversei com esses dois "montros da comunicação” no podcast Isso ninguém vê. Um bate papo bastante descontraído sobre a relação da inteligência artificial com os dados e tendências dos próximos anos.

até Domingo…

Sempre chegamos na sua caixa de entrada por volta das 12:08 PM. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam… Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ ou promoções. Qual a lógica deste horário? …Nenhuma :)