- O Joio do Trigo
- Posts
- O joio do trigo #4
O joio do trigo #4
A partir dos últimos episódios ocorridos no país, muito se tem falado sobre Governança e Compliance, dois assuntos intimamente relacionados. Muitos dos nossos leitores têm perguntado nas últimas semanas como os dados podem ajudar nestas áreas e em processos relacionados. Começo com a resposta direta: muito!
Como parte do meu trabalho, a cada semana eu leio muito conteúdo sobre dados, tecnologia e inteligência artificial (apelido IA). Eu os filtro e envio para você os melhores, todos os domingos.
Olá amigos 👋 ,
A partir dos últimos episódios ocorridos no país, muito se tem falado sobre Governança e Compliance, dois assuntos intimamente relacionados. Muitos dos nossos leitores têm perguntado nas últimas semanas como os dados podem ajudar nestas áreas e em processos relacionados. Começo com a resposta direta: muito!
É hora de separar O JOIO DO TRIGO…
Imagem retirada do shutterstock.com
O chique é ser simples
Existem dados públicos que, com o devido consentimento para estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), podem ser correlacionados e gerar muitos insights para a tomada de decisões.
Uma empresa muitas vezes pode ser criada para fins fraudulentos, como as chamadas "noteiras". Estas são constituídas e registradas de forma ilegítima e não exercem nenhuma atividade; elas só existem no papel e são usadas de maneira criminosa para emitir documentos fiscais e documentar as saídas de mercadorias de outras empresas.
Neste contexto, os dados podem ajudar a buscar uma composição societária com uma baixa probabilidade de ocorrência. Por exemplo, a empresa X tem dois sócios, A e B. O A é um profissional de carreira em uma grande corporação, enquanto o B era um motorista de caminhão profissional há três anos atrás e agora é sócio de seis empresas de participações. Este exemplo fictício mostra como os dados podem ajudar. Porém vale observar alguns detalhes:
Foi necessário olhar os dados históricos; se eu tivesse me baseado apenas no dado atual (sócio de seis empresas de participações), não teria percebido essa mudança abrupta de comportamento do sócio B ao longo do tempo.
Saber onde buscar as informações, alguns dos dados do exemplo estão contidos na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED): informações obrigatórias que as empresas devem fornecer.
Mas, Jhon, isso pode ser usado em nosso dia a dia? Ainda me parece muito distante o exemplo. Concordo com a provocação e vou usar um exemplo que passei nos últimos dias. Para contextualizar, dados da Serasa Experian mostram que entre janeiro e setembro de 2022, o Brasil registrou mais de 3.046.294 tentativas de fraude contra o consumidor, uma a cada 8 segundos.
Eu queria muito comprar um ingresso para assistir, junto com a minha esposa, a um jogo no Rio Open - o maior torneio de tênis da América do Sul - mas os ingressos já haviam esgotado. Então, fizemos uma busca nas redes sociais e localizamos pessoas que haviam comprado ingressos, mas que supostamente não iriam e estavam dispostas a vendê-los.
Fizemos uma busca dos melhores preços e solicitamos uma fotografia do ingresso. A foto continha o nome e o CPF do comprador e, para a vendedora, pedimos seu Pix, para que pudéssemos realizar o suposto pagamento. Com essas duas informações, iniciamos as investigações.
Com o CPF do comprador, localizamos o nome completo (que coincidia com o nome do ingresso), onde ele residia, dados demográficos e dados profissionais. Ao simular a transferência com o Pix, conseguimos descobrir o nome completo da vendedora. A partir dai conseguimos localizar os dados dela, como CPF, dados demográficos e dados profissionais.
Qual é a probabilidade do comprador e da vendedora se conhecerem? Muito baixa! Para resumir a longa história: o comprador reside em Belém do Pará, é um empresário no ramo de veículos. Já a vendedora mora em Campo Grande, no Rio de Janeiro, tem 58 anos e não possui nenhum registro de atividade profissional. A foto do perfil do WhatsApp e das redes sociais da vendedora não correspondia à idade registrada na Receita Federal.
Notícias interessantes em português
Enquanto isso na Gringa…
Convidado da Semana: Rafael Nadal
Aproveitando a deixa do texto do Chique é ser simples da semana, pesquisei algumas frases interessantes de pessoas que me inspiram e me deparei com essa do Nadal que acho que cabe muito para começarmos a semana:
“As dúvidas não são superadas, você sempre vive com elas, o que se pode fazer é dar o melhor de si todos os dias, e se esforçar para fazer as coisas melhor a cada dia”
até Domingo…
Sempre chegamos na sua caixa de entrada por volta das 12:08 PM. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam… Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ ou promoções. Qual a lógica deste horário? …Nenhuma :)