O joio do trigo #36

Por que um ganhador do Prêmio Nobel se questionaria sobre os motivos de sua conquista? O Prêmio é considerado um dos mais altos reconhecimentos que um indivíduo pode receber por suas contribuições para a ciência, literatura, paz ou economia. Mas o que faz alguém ganhar um Prêmio Nobel? O laureado Michael Rosbash responde a essa pergunta. Vamos separar O Joio do Trigo?

Como parte do meu trabalho, a cada semana eu leio muito conteúdo sobre dados, tecnologia e inteligência artificial (apelidada de IA). Eu faço uma seleção e envio para você os melhores, todos os domingos.

Olá amigos 👋 ,

Por que um ganhador do Prêmio Nobel se questionaria sobre os motivos de sua conquista? O Prêmio é considerado um dos mais altos reconhecimentos que um indivíduo pode receber por suas contribuições para a ciência, literatura, paz ou economia. Mas o que faz alguém ganhar um Prêmio Nobel? O laureado Michael Rosbash responde a essa pergunta. Vamos separar O Joio do Trigo?

O chique é ser simples

Em 2017, os norte-americanos Jeffrey C. Hall, Michael Rosbash e Michael W. Young ganharam o Prêmio Nobel de Medicina por suas descobertas sobre o ritmo circadiano.

Essa descoberta ajudou a entender como funciona o relógio biológico, que regula funções críticas como comportamento, níveis hormonais, sono, temperatura corporal e metabolismo. Os autores estabeleceram princípios fundamentais para o relógio biológico e abriram caminho para pesquisas com implicações importantes para a nossa saúde e bem-estar.

A Fundação Nobel é uma fundação privada responsável pela administração e financiamento dos Prêmios. De acordo com o seu estatuto, os premiados se comprometem a dar uma conferência sobre um assunto relacionado ao trabalho pelo qual o prêmio foi concedido. Todo esse material está disponível em seu canal do YouTube.

Assim, seguindo o ritual estabelecido, os três laureados fizeram sua apresentação, disponível no link abaixo. Michael Rosbash, um dos ganhadores, nos minutos finais de sua palestra, cita que abordará alguns pontos filosóficos e faz a seguinte pergunta (tradução livre):

Por que estou recebendo este prêmio e o que eu realmente contribuí?

Michael Rosbash

Achei muito interessante que, no ápice de sua carreira, ao receber um dos mais prestigiados prêmios do mundo, Rosbash faça essa auto reflexão de forma aberta. Na minha opinião, foi uma contribuição enorme não apenas a descoberta que embasa o prêmio, mas a discussão de valores.

A resposta de Rosbash é abrangente e detalhada. Para melhor entendê-la, organizei os principais aspectos mencionados por ele em quatro eixos temáticos. Essa categorização reflete minha interpretação a partir dos pontos levantados, e não necessariamente representa a ordem ou ênfase dada pelo próprio autor.

Humildade

Essa característica fica evidente em alguns trechos, no seguinte trecho:

Nos últimos minutos, eu gostaria de abordar alguns pontos filosóficos e tentar responder a esta pergunta: por que eu estou recebendo este prêmio incrível e o que realmente eu contribuí?

Michael Rosbash

Fica ainda mais evidente quando Rosbash complementa:

Eu fui inteligente o suficiente para ficar fora do caminho de pessoas talentosas e deixá-las progredir

Michael Rosbash

Persistência

Este é o primeiro ponto que Rosbash destaca como um traço fundamental.

Ele ainda completa:

Sou persistente, isso com certeza é uma característica minha. Eu trabalhei por muitos anos na regulação pós-transcricional da levedura. Naquele laboratório de leveduras, é claro, eu não tinha dois laboratórios, eu tinha um laboratório com dois temas, e as pessoas estavam todas misturadas

Michael Rosbash

Lugar certo na hora certa, aquela pitada de sorte

Este trecho descreve como, mesmo na ciência, estar no lugar e momento certos (o chamado timing) pode mudar a história:

O DNA recombinante apareceu na hora certa para nossas carreiras, foi uma tempestade perfeita, acho que aqueles de vocês que gostam de filmes e Jeff apresentou essa metáfora. Eu poderia dizer que o DNA recombinante era nossa Ingrid Bergman e para citar Casablanca “de todos os bares de gin e todas as cidades e todos os mundos ela entrou no nosso”. E você pode não saber, mas os irmãos Epstein que escreveram o roteiro de Casablanca tinham dois finais diferentes e em um deles Rick Blaine entra no avião para Lisboa junto com Ingrid Bergman. Então nós tivemos o final feliz dessa história e estamos em Estocolmo

Michael Rosbash

Pessoas

O autor faz uma emocionada declaração de gratidão para a esposa. Ele destaca também a relação dele com Jeff Hall (outro ganhador), com um nível de clareza muito interessante:

E claro, eu tive essa longa amizade e colaboração com Jeff Hall. Isso nos permitiu juntar nossos dois laboratórios, como ele mencionou... Jeff e eu tínhamos, devo dizer, fortes diferenças de personalidade, mas abraçamos essas diferenças

Michael Rosbash

Ele ainda dedica um slide inteiro a uma foto dos dois:

E ele cita uma frase que mostra uma visão interessante do tema colaboração:

Ralph Greenspan gosta de dizer que nós o fazíamos pensar em Gilbert e Sullivan, que são, sem dúvida, a dupla mais produtiva na colaboração musical, e que de fato enlouqueceram completamente um ao outro durante o curso de sua colaboração

Michael Rosbash

E o ChatGPT, como responderia a uma pergunta semelhante nesse contexto? Aproveitando a provocação feita por Michel Rosbash, eu fiz a seguinte pergunta a IA:

"O que eu preciso fazer para ganhar um Prêmio Nobel de fisiologia ou medicina? Quais as contribuições reais em termo de ciência?"

Fonte: Autor

Em um assunto tradicionalmente pragmático, a resposta da IA é a esperada. No entanto, essa resposta contrasta com a dada pelo cientista. Eu selecionei outro trecho do discurso que contradiz uma afirmação presente na resposta do ChatGPT:

Para aqueles que perseguem publicações de alto impacto, nos primeiros dez anos após a publicação deste trabalho, ele teve apenas dez citações. Os artigos de alto impacto nem sempre são os que têm poder de permanência

Michael Rosbash

Encerramos nossa edição de hoje com a Inteligência Humana nas palavras de Michael Rosbash: 

A ciência, na minha visão, é uma profissão muito romântica. Você vai descobrir que cada dia é uma aventura e é realmente um grande privilégio

Michael Rosbash

 A era da IA está apenas começando! :)

Notícias Interessantes em português

🔗 Link: Q*: a ‘super IA’ da OpenAI que pode mudar tudo

🔗 Link: Metade dos universitários brasileiros usa inteligência artificial, diz pesquisa

Enquanto isso na gringa

🔗 Link: Como transformar produtos API em negócios lucrativos em 2024

🔗  Link: Tomada de decisão baseada em dados

Adoramos uma indicação!

Se você conhece alguém que possa gostar do nosso trabalho, agora você pode indicá-lo. A propósito, adoramos indicações!

até Domingo…

Sempre chegamos na sua caixa de entrada por volta das 12:08 PM. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam… Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ ou promoções. Qual a lógica deste horário? …Nenhuma :)