O joio do trigo #29

Hoje será o nosso primeiro set do jogo. Nesta semana fizemos um paralelo com o tênis sobre como analisar os nossos "rivais", seja na nossa indústria ou em outras. Apresentamos alguns cases antigos e recentes, e o nosso pano de fundo foi a rivalidade histórica entre Roger Federer e Rafael Nadal (Fedal). Vamos nessa?

Como parte do meu trabalho, a cada semana eu leio muito conteúdo sobre dados, tecnologia e inteligência artificial (apelidada de IA). Eu faço uma seleção e envio para você os melhores, todos os domingos.

Olá amigos 👋 ,

Hoje será o nosso primeiro set do jogo. Nesta semana fizemos um paralelo com o tênis sobre como analisar os nossos "rivais", seja na nossa indústria ou em outras. Apresentamos alguns cases antigos e recentes, e o nosso pano de fundo foi a rivalidade histórica entre Roger Federer e Rafael Nadal (Fedal). Vamos nessa?

O chique é ser simples

Como todo brasileiro, adoro esportes. Tenho uma admiração especial pelo tênis, que será pano de fundo do nosso Joio de hoje. Vamos separar o Joio do Trigo? Na foto abaixo, temos Roger Federer e Rafael Nadal, duas lendas do tênis que protagonizaram uma das maiores rivalidades da história, carinhosamente apelidada de Fedal.

E você deve estar se perguntando por que ambos estão chorando na foto, certo? Esse foi o dia em que Roger Federer comunica sua aposentadoria e faz uma das suas últimas participações ao lado de Nadal. Contraitutivo, não? À primeira vista parece mesmo não fazer sentido, mas as palavras de Rafael Nadal demonstram a mentalidade de um vencedor: "Uma parte da minha vida foi embora".

É natural pensarmos como a nossa vida seria mais fácil sem aquele concorrente, rival ou desafio, mas Federer e Nadal mostram o contrário. O tempo mostrou que a melhor versão de um não teria existido sem o outro. Seja na vida pessoal ou profissional, quem é seu "rival"?

Pensando na sua empresa, existe uma alta probabilidade de estar além do seu setor. Como assim, Jhon? Em um mundo cada vez mais digital, nossos clientes são influenciados por experiências em diversas indústrias. Portanto, é inevitável que se criem expectativas em relação a sua indústria a partir de experiências em setores aparentemente sem nenhuma correlação.

Na ocasião da foto, Federer comentou: "Isso não é o fim, você sabe. Este é apenas um momento no tempo." Quando Rafael Nadal ganhou o Australia Open e se tornou o primeiro jogador a conquistar 21 títulos de Grand Slam, Federer fez o post abaixo em uma de suas redes sociais.

Rede Social Roger Federer

O trecho a seguir, em tradução livre, reflete o papel do seu "rival":

Tenho orgulho de compartilhar esta era com você e sinto-me honrado em desempenhar um papel que o incentiva a fazer mais, como você fez comigo nos últimos 18 anos

Roger Federer

E aí você deve estar se perguntando, estou mesmo no Joio do Trigo? O que isso tem a ver com dados, tecnologia e inteligência artificial? Como sempre falamos: em casa de ferreiro, o espeto não pode ser de pau.

Um caso clássico é da BlackBerry. A empresa teve seu pico de venda em 2011, com um aparelho inovador e com um forte apelo em relação à segurança, porém não conseguiu manter essa liderança por diversos motivos. Curiosamente, a empresa surpreendeu os investidores recentemente, ao anunciar um trimestre lucrativo. Mas não foi por causa de um aumento súbito nas vendas de telefones; mas sim pela venda de patentes complexas.

E quem não lembra da Adobe? Quem já precisou de um pdf ou do famoso Photoshop provavelmente já fez uso de algum produto da empresa. As novas tecnologias relacionadas à criação e ao tratamento de imagens são impressionantes e estão em rápida evolução, desta forma, pressionando a Adobe a também evoluir.

Recentemente a Adobe comprou a empresa Figma. O produto da Figma é uma plataforma colaborativa de design, muito utilizada no processo de criação de produtos, inclusive para protótipos navegáveis. Além disso, estão integrando ferramentas de IA generativa às suas soluções, e com todo o seu histórico puxando discussões sobre a segurança e direitos autorais de imagens que são criadas. A empresa parece estar conseguindo se reinventar e evoluir com seus "rivais". O gráfico acima mostra como seu modelo de negócio está migrando para um modelo de receita recorrente com assinaturas.

Um outro caso recente é a empresa Chegg. A Chegg é uma empresa de educação que triplicou de valor durante a pandemia à medida que os alunos pagavam para acessar seus bancos de dados buscando respostas e apoio em seus deveres de casa e nos testes on-line. A empresa admitiu na semana passada que soluções como o ChatGPT estão impactando a taxa de crescimento de novos clientes; como resultado o preço das suas ações despencaram como pode ser visto na curva abaixo.

E no seu caso? Quem é o seu Federer ou Nadal? Ele está na sua indústria? Este Joio será separado em dois sets (um nessa semana e outro na próxima). Semana que vem vamos sugerir estratégias baseadas em dados e soluções, assim teremos mais chance de vencermos esta partida.

A era da IA está apenas começando! :)

Notícias Interessantes em português

🔗 Link: Nova leva de lançamentos busca colocar IA no dia a dia do usuário.

🔗 Link: Impacto da inteligência artificial será tema de três debates em comissão.

Enquanto isso na gringa…

🔗 Link: A crescente importância da governança da IA.

🔗 Link: O que vem por aí para os supercomputadores mais rápidos do mundo.

Adoramos uma indicação!

Se você conhece alguém que possa gostar do nosso trabalho, agora você pode indicá-lo. A propósito, adoramos indicações!

até Domingo…

Sempre chegamos na sua caixa de entrada por volta das 12:08 PM. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam… Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ ou promoções. Qual a lógica deste horário? …Nenhuma :)