O joio do trigo #12

Esta semana, surgiu um movimento muito interessante no campo da IA. O ChatGPT permite que você faça perguntas e obtenha respostas, mas você pode estar se perguntando como isso se relaciona diretamente à automação de tarefas.

Como parte do meu trabalho, a cada semana eu leio muito conteúdo sobre dados, tecnologia e inteligência artificial (apelidada de IA). Eu faço uma seleção e envio para você os melhores, todos os domingos.

Olá amigos 👋 ,

Agradeço a todos pelos feedbacks em relação ao último artigo! Muitos leitores compartilharam que conseguiram visualizar várias das ferramentas e ideias sendo aplicadas no seu dia a dia. TMJ!

Esta semana, surgiu um movimento muito interessante no campo da IA. O ChatGPT permite que você faça perguntas e obtenha respostas, mas você pode estar se perguntando como isso se relaciona diretamente à automação de tarefas. Essa é uma ótima pergunta, então vamos lá…

O chique é ser simples

O movimento em questão está relacionado ao escocês Toran Bruce Richards, que criou um projeto de código aberto chamado AutoGPT nesta semana. Esse projeto permite a criação de agentes autônomos que podem executar diversas tarefas sem a intervenção de um ser humano, até alcançar um objetivo final definido.

Jhon, dá uma ajuda aí, parece ficção científica!

Vamos ilustrar com um exemplo prático envolvendo uma tarefa que tenha entregáveis claros. Suponhamos que você queira saber quais são os três temas mais relevantes em português sobre inteligência artificial no Google Brasil. Um ponto importante é ser claro na solicitação:

Meu objetivo: Liste os três temas em português sobre inteligência artificial mais discutidos segundo ranking do Google Brasil.

O próprio agente do AutoGPT listou as tarefas que precisa executar e as organizou de maneira clara e lógica, alinhadas ao objetivo inicial.

Como resultado, ele apresentou os seguintes temas: Ética e Inteligência Artificial, Aplicações práticas da Inteligência Artificial e Machine Learning e redes neurais. Este simples exemplo já demonstra como as implicações podem ser enormes, especialmente em tarefas que envolvem busca de informações para a composição de estudos e relatórios.

Como o AutoGPT é uma solução recente, suas aplicações estão apenas começando a surgir. No entanto, diversos usuários ao redor do mundo estão compartilhando suas tentativas e soluções, como suporte ao cliente 24/7 e construção de um acervo sobre um assunto específico para referências. Um usuário relatou que usou a ferramenta para pesquisar eventos recentes na sua área de atuação e pediu ao agente um roteiro de um podcast que ele faria. Outro realizou um processo de otimização para planejar uma viagem.

A era da IA, de fato, está apenas começando 😉 

Aprimorando nossa Humanidade com IA

De acordo com estatísticas da ONU, espera-se que a população mundial aumente de 7,7 bilhões para quase 10 bilhões até 2050. Por isso, a organização estima ser necessário um aumento de cerca de 70% na produção de alimentos. Dados, inteligência artificial e tecnologia podem ajudar a enfrentar esse desafio.

O Instituto Internacional de Pesquisa em Cultivos para os Trópicos Semiáridos (ICRISAT) desenvolveu um aplicativo em colaboração com a Microsoft. Esse aplicativo utiliza dados climáticos e informações meteorológicas em tempo real para recomendar aos agricultores o momento ideal para o plantio, a quantidade de adubo a ser utilizada, entre outros aspectos.

Em um projeto piloto na Índia, os agricultores que fizeram uso do aplicativo experimentaram um aumento médio de 30% na produção por hectare, em comparação com aqueles que não seguiram as recomendações da solução.

Notícias Interessantes em português

🔗 Link: De acordo com um relatório da Team8, o uso da inteligência artificial generativa pode colocar em risco segredos corporativos.

🔗 Link: Elon Musk anuncia TruthGPT, inteligência artificial rival do ChatGPT.

Enquanto isso na gringa…

🔗 Link: Entenda como dados mal gerenciados podem colocar em risco seu negócio.

🔗 Link: Se sua empresa ainda não toma decisões baseada em dados? Corra!!!

Convidado da semana: Dados com Google Trends

Dispor os dados de maneira adequada e contextualizada faz uma grande diferença. Nesta semana, apresentamos uma ferramenta que talvez muitos de vocês ainda não conheçam, mas que pode auxiliar na compreensão de contextos.

O Google possui uma ferramenta chamada Trends (https://trends.google.com/home), que reúne informações e permite visualizar as tendências no Google Search, Google News e YouTube.

Como exemplo, no tema finanças nos últimos 30 dias, um dos assuntos mais buscados é o imposto de renda, com os seguintes termos:

Você pode visualizar informações por região, comparar palavras e selecionar assuntos por segmentos específicos. Esta ferramenta e suas informações podem auxiliar no entendimento de comportamentos e mercados.

Adoramos uma indicação!

Se você conhece alguém que possa gostar do nosso trabalho, agora você pode indicá-lo. A propósito, adoramos indicações!

até Domingo…

Sempre chegamos na sua caixa de entrada por volta das 12:08 PM. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam… Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ ou promoções. Qual a lógica deste horário? …Nenhuma :)