O joio do trigo #11

Nas últimas semanas, abordamos amplamente os impactos da inteligência artificial (IA) em negócios, empregos e na sociedade.

Como parte do meu trabalho, a cada semana eu leio muito conteúdo sobre dados, tecnologia e inteligência artificial (apelidada de IA). Eu faço uma seleção e envio para você os melhores, todos os domingos.

Olá amigos 👋 ,

Nas últimas semanas, abordamos amplamente os impactos da inteligência artificial (IA) em negócios, empregos e na sociedade. Você pode estar se perguntando: Como toda essa tecnologia pode, de forma prática, ajudar no meu dia a dia? Sendo assim, vamos hoje explorar como você pode utilizar, descrever seus benefícios e limitações, sem descuidar da sua privacidade. Bora lá!

O chique é ser simples

Toda essa tecnologia está mais próxima do que parece, todos os dias diversas soluções são desenvolvidas utilizando o ChatGPT como pano de fundo. Vou separar em três temas: otimização de tempo, aprendizado e resolução de problemas.

Sabemos que aproveitar melhor o nosso tempo é um desafio constante, e estamos sempre buscando soluções para esse dilema. Ferramentas baseadas em inteligência artificial generativa, como as duas a seguir, possibilitam ganhos reais de produtividade, permitindo investir o tempo economizado de forma a gerar impacto positivo na nossa rotina diária. Eu mencionarei apenas duas, mas existem diversas outras igualmente interessantes.

Sharly (https://www.sharly.ai/): Essa ferramenta permite que você faça upload de qualquer documento e habilita um chatbot que responde qualquer dúvida sobre seu conteúdo, indicando o trecho e a página onde consta a informação. Para testar, fiz o upload de um relatório do Fundo Atlântico, que aborda a transformação digital na América Latina. Após o upload, solicitei um resumo, os pontos mais importantes, o sentimento expresso no texto e as palavras-chave. Além disso, pedi ao chatbot uma lista de todos os locais e nomes mencionados no documento, e a ferramenta respondeu em segundos de forma correta.

Tome (https://beta.tome.app/): É surpreendente o que essa solução pode fazer. Basta informar o tipo de documento que você deseja criar - no meu caso, uma apresentação - e fornecer mais detalhes sobre o contexto. Em segundos surge uma bela apresentação completa com índice, textos distribuídos nos slides e ilustrações coerentes com a descrição feita no começo. A apresentação gerada pode servir como um excelente ponto de partida.

Pensando no segundo tema, o mundo tornou-se extremamente dinâmico, fazendo com que a capacidade de se atualizar e aprender rapidamente sobre novos assuntos se transforme em um superpoder. Frequentemente, nos deparamos com situações em que precisamos compreender ou relembrar algum conceito, afinal, é impossível lembrar de tudo. Nesses casos, o ChatGPT se mostra um grande aliado, e o desafio está em formular a pergunta da maneira correta. Para ilustrar, imagine que você esteja lendo o relatório trimestral de resultados de uma empresa listada e se depare pela primeira vez com a sigla ESG. Você pode acessar o site do ChatGPT (https://chat.openai.com/) e pedir que descreva, de forma simples, o significado da sigla ESG. A resposta seria:

“ESG é uma sigla em inglês que representa "Environmental, Social, and Governance". ESG é um conjunto de critérios que avalia a sustentabilidade e o impacto ético das práticas de uma empresa ou investimento. Esses critérios ajudam investidores e consumidores a identificar empresas responsáveis e comprometidas com questões socioambientais e boas práticas de governança.”

Em relação ao terceiro e último tema, desde o instante em que despertamos, já começamos a tomar decisões, processo que se estende por todo o dia. Essas escolhas podem variar desde simples decisões, como o que comer no café da manhã ou qual roupa vestir, até questões mais complexas, como se a sua empresa deve ou não investir em uma nova estratégia de crescimento.

A título de curiosidade, o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, declarou publicamente em 2011 que costuma usar camisas brancas ou pretas, todos os dias, para poupar tempo e energia ao tomar decisões sobre o que vestir, simplificando as possibilidades de escolha. Segundo ele, isso permite se concentrar em questões mais importantes e que geram maior impacto.

Uma ferramenta chamada Rationale (https://rationale.jina.ai/) promete ajudar gestores na melhor tomada de decisões, seja pessoal ou profissional. Você descreve a decisão que gostaria de tomar e o contexto; a partir dessas informações, a solução apresenta os prós e contras, uma análise de SWOT, entre outras técnicas de suporte à decisão, tudo baseado em inteligência artificial.

Eu mencionei que gostaria de publicar uma lista mensal com os melhores funcionários do meu setor e pedi os prós e contras. Entre os prós: transparência, competição positiva se feita da maneira correta e o reconhecimento pelo bom trabalho. Entre os contras: pontos relativos à privacidade, o cuidado com critérios subjetivos e o impacto negativo em colaboradores que não se sentirem reconhecidos.

Esse foi apenas um exemplo. Você poderia colocar sua decisão de construir um escritório em uma região X da cidade Y. A Rationale, a partir de informações públicas e todo o conhecimento acumulado na internet e sua tecnologia de IA, apresenta a informação de maneira que te apoie a tomar a melhor decisão.

Esta é apenas a ponta do iceberg! A era da IA está só começando! :)

Notícias interessantes em português

  • 🔗Link: Os dados são fundamentais para negócios nos dias atuais, mas sua aplicação efetiva e segura requer uma série de cuidados.

  • 🔗 Link: Business Intelligence: conheça três vantagens de adotar a técnica na gestão empresarial.

Enquanto isso na Gringa…

  • 🔗 Link: O mercado de ciência de dados deve atingir US$ 686,71 bilhões em 2029.

  • 🔗 Link: Conheça as principais tendências de cibersegurança para 2023 segundo a Gartner.

Convidado da Semana: Elon Musk & X.AI

Nesta semana, temos novamente como convidado Elon Musk. De acordo com o The Wall Street Journal, Elon fundou uma empresa voltada para inteligência artificial chamada X.AI, que pretende competir com a OpenAI, criadora do ChatGPT. Conforme registros oficiais, a sede da empresa está localizada em Nevada e foi incorporada em 9 de março de 2023. Entretanto, como mencionamos anteriormente na edição #9, Elon Musk assinou uma carta aberta juntamente com outros especialistas algumas semanas atrás. Nessa carta, pediram uma pausa de seis meses nas pesquisas relacionadas à Inteligência Artificial (IA).

Adoramos uma indicação!

Se você conhece alguém que possa gostar do nosso trabalho, agora você pode indicá-lo. A propósito, adoramos indicações!

até Domingo…

Sempre chegamos na sua caixa de entrada por volta das 12:08 PM. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam… Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ ou promoções. Qual a lógica deste horário? …Nenhuma :)