• O Joio do Trigo
  • Posts
  • O joio do trigo #58 - O futuro do trabalho está longe de ser sobre quem você manda

O joio do trigo #58 - O futuro do trabalho está longe de ser sobre quem você manda

Olá amigos 👋 ,

Depois de um hiato de tempo (se tornando cada vez mais comum), voltamos para falar sobre futuro do trabalho, mas não da forma habitual. Afinal, o chique é ser simples. E nada melhor do que ser provavelmente a primeira leitura desta quinta feira para nossos mais de 15.000 leitores.

Vamos separar o Joio do Trigo?

O chique é ser simples 

Você deve estar com a sensação ou dilema de estar em uma nova fronteira, certo? Sim, você está certo. O difícil sempre é buscar tangibilizar essas fronteiras, pois, em geral elas estão no consciente coletivo ou em alguma cancela socialmente construída.

Você deve estar pensando aí, Jhon vamos filosofar menos e separar o joio do trigo? Bora, vamos usar o futuro do trabalho como pano de fundo.

Existe algumas máximas e uma delas é que quanto maior sua força de trabalho, maior o poder e influência. Crescer sempre foi importante, mas essa lógica está sendo amplamente questionada.

A alavanca de capacidade e especialização de time passou a ser uma alavanca tão ou mais importante que o tamanho, sendo ousado aqui. Essa semana a OpenAI divulgou ferramentas sutilmente poderosas para um grupo de desenvolvedores ávidos por criarem nesse aparente novo mundo.

Eu não estou supondo o que estou te falando, posso estar errado na leitura de cenário, mas não teórico "somente". Quem convive sabe. E para mostrar isso, resolvi tirar o meu sábado de manhã… minha mulher está brava até agora, mas agora que ela ler, com certeza vai me perdoar.

Resolvi criar uma ferramenta para eu organizar meus prompts, e quem sabe você os seus… sempre fazemos e evoluímos nossos prompts, mas ao final aquele prompt top, se perde em algum chat por aí. Que tal organizarmos?

Neste caso meu passado me condena, na época de recém formado cheguei a programar em Fortran na Embraer, a propósito uma ilha de excelência neste país. Hoje não tenho a energia e nem toda aquela vontade de 20 anos, mas em uma manhã focada eu registrei um domínio https://meusprompts.ia.br/ e criei o produto, que tem uma primeira versão já funcional.

Fonte: Autor

Provando que não é uma madrugada acordado que trai minha memória, já mostro um print dos meus trinta prompts guardados na plataforma. Já tem prompts pra gestão de agenda, programação semanal, análise de sentimentos (que podem ser do seu e-mail, por exemplo).

Inclusive coloquei uma funcionalidade, que você pode cadastrar seu prompt e tornar público para ajudar alguém. Quero deixar aqui uma mensagem positiva, mas que requer atenção para milhares de profissões que estão acabando, mas com certeza algumas dezenas de milhares que surgem todos os dias.

Eu fiz o organizador de prompts, e você também pode criar algo para externalizar a vontade de realizar algo importante para você ou quem você ama. Pra vocês terem ideia do valor prático: aquele prompt de análise de sentimentos me poupa umas 2 horas por semana só de ler emails tentando entender o tom da conversa. O de programação semanal organiza minha semana em 5 minutos, coisa que antes levava meia hora fácil toda segunda de manhã.

Exemplo de prompt: Autor

Espero que meu leitor, em geral meus amigos, gostem do texto e que mostre uma forma diferente de ver profissões. Não existe mais uma profissão em uma existência, mas diversas habilidades e capacidades nessa nossa existência.

Obrigado por me acompanharem nessa jornada de me motivarem a tentar separar o joio do trigo em mundo rápido, barulhento e desafiador.

Contem comigo, e usem o nosso organizador de prompt compartilhando conhecimento.

Ah, e um P.S. importante: essa edição veio de um pedido de um leitor que queria entender melhor como aplicar IA no dia a dia sem ficar só na teoria. Sugiram temas pra próximas edições, a ideia é sempre essa: menos blábláblá, mais mão na massa.

Um abraço,

Jhon

A era da IA está apenas começando!

Adoramos uma indicação!

Se você conhece alguém que possa gostar do nosso trabalho, agora você pode indicá-lo. A propósito, adoramos indicações!

Até o próximo!

Reply

or to participate.